A Dança das Borboletas é uma das músicas mais conhecidas do cantor Zé Ramalho, e uma das mais poéticas, também. Quando estou escutando ela, sinto como se o mundo estivesse ali para eu compreende-lo, quando fecho os olhos, todos os elementos que a compõem parecem estar voando e girando ao meu redor. A primeira vez que eu a escutei, já me apaixonei pelo seu ar poético sem nem mesmo entender do que se tratava realmente. Logo eu não consegui mais tirar ela da cabeça, foi aí que decidi procurar seu significado. Eu entrei em vários sites, mas a interpretação de nenhum deles me parecia convincente, então decidi fazer eu mesma. Depois de escuta-la muitas e muitas vezes, consegui interpreta-la, não sei se sou a primeira a interpreta-la assim, mas vou postar pois não achei nenhuma igual a minha.
A Dança das Borboletas
"As borboletas estão voando
A dança louca das borboletas"
Para muitos, "as borboletas" significam as mudanças, o que faz sentido, mas não muito ao decorrer da musica e como ele se refere a elas. Esta musica foi produzida perto do fim da ditadura, então, na minha opinião, as borboletas são na verdade pessoas com pensamentos liberais, e "estão voado" significa que decidiram parar de se esconder no casulo para serem livres a sua maneira "A dança louca das borboletas" significa a forma diferente e inconsequente de pensamento delas.
"Quem vai voar não quer dançar
só quer voar, avoar"
Ele diz que agora elas querem por em pratica sua liberdade(voar), e não ficar mais apenas pensando (dançar).
"E as borboletas estão girando
Estão virando a sua cabeça"
"Girando" significa espalhando as ideias e expondo a liberdade delas pelos lugares, e virando sua cabeça pois estão te convencendo a lutar pela liberdade também.
"Quem vai girar não quer cair
só quer girar, não caia!"
E as borboletas não querem que algo as impeça, não querem cair, só girar. Aí o Zé Ramalho expressa aprovação por essa atitude das borboletas pois ele fala diretamente para elas "Não caia".
"E as borboletas estão invadindo
os apartamentos, cinemas e bares
Esgotos e rios e lagos e mares
Em um rodopio de arrepiar"
E com o espalhar de ideias, mais e mais pessoas se tornam borboletas, mais e mais pessoas começam a sair do casulo e expor sua liberdade (rodopiar) em vários locais diferentes que chega até a arrepiar.
"Derrubam janelas e portas de vidro
Escadas rolantes e nas chaminés
Se sentam e pousam em meio à fumaça
De um arco-íris, se sabe o que é."
"Derrubam janelas e portas de vidro" Um comportamento tipico de rebelião, "Escadas rolantes" eles não querem mais ser conduzidos, eles querem conduzir. "E nas chaminés se sentam e pousam em meio à fumaça" Casas com chaminés não são comuns aqui no Brasil, mas fabricas com chaminés sim. Possuir Fabricas é sinônimo de industrialização, e é isso que as borboletas querem, modernização, propriedade privada! "De um arco-íris, se sabe o que é." Se sabe o motivo pelo qual as borboletas lutam, pois seguram a bandeira do arco-íris (bandeira utilizada por pacifistas como sinal de esperança e nova era).
Se tiverem duvidas deixem nos comentários !!